Adeus a um gigante

Fundador do Grupo Positivo falece aos 79 anos

A mãozinha que é símbolo do Colégio Positivo e o aprendizado por meio de apostilas. Esses foram alguns dos grandes feitos de Samuel Ramos Lago, um dos fundadores do Grupo Positivo, que faleceu no último sábado, dia 13 de junho.

Suas ideias inovadoras surgiram em 1972, ano em que o grupo nasceu. Mais do que inovação, ele chegou trazendo superação. Para iniciar o que seria o Cursinho Positivo naquela década, ele penhorou a própria casa e conseguiu, então, comprar as primeiras 300 carteiras para dar a largada.

Mal sabia ele que aquele gesto era só início de uma trajetória de peso no ensino brasileiro. Lago é considerado atualmente um dos grandes nomes nacionais em livros didáticos de Ciências, e isso é atestado pelos mais de 40 milhões de exemplares vendidos. Feitos como esse vão permanecer vivos, assim como o legado que construiu. Há 13 anos ele estava afastado da sociedade, e parte da gestão foi herdada pelos filhos.

Para a sorte de quem representa o Grupo Positivo, seja colaborador, prestador de serviço ou aluno, em 2016 foi gravado um minidocumentário em que o professor Samuca, como era carinhosamente chamado, conta de forma leve e alegre sobre sua vida. Clique, assista e se emocione!