Aluno do Colégio Positivo conquista o 1º lugar-geral na UFPR

Pela primeira vez na história, o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2021/2022 teve dois primeiros lugares gerais. Os candidatos a uma vaga de Medicina, Giulia Menecucci Paiva Ribeiro e Lucas Fontana Lima França acertaram o mesmo número de questões e obtiveram a mesma nota. A prova tem diversos critérios de desempate e, o último deles, a idade, foi determinante para colocar Giullia, que tem 22 anos, em primeiro lugar.

Lucas, com 17 anos, ficou em segundo lugar por ser mais novo. Apesar da pouca idade e da primeira tentativa, ele já coleciona outras aprovações: o primeiro lugar em Medicina via Enem na UFPR; quarto lugar na PUCPR; quinto lugar na Unicentro e 10.º na UEPG via PSS.

Trajetória do Lucas

Aluno do Colégio Positivo desde o 1.º ano do Ensino Fundamental, ele começou a preparação para o vestibular com o Supermédio já na 1.ª série do Ensino Médio e, em 2021, iniciou o Terceirão no Curso Positivo, com uma rotina de estudos ainda mais intensa. “Eu começava a estudar 7h10 e parava 12h15, almoçava e à tarde tinha aprofundamento até 15h15. Em casa, eram mais três ou quatro horas de estudo”, relembra.

Para Lucas, estudar na UFPR sempre foi um desejo e cursar Medicina estava nos planos desde o início do Ensino Médio. “Estar mais próximo de realizar meu sonho é uma sensação única e inigualável. Em toda a jornada foram vários pontos marcantes, mas acredito que estudar por prazer foi essencial”, completa.

Entrevista com o Lucas

– Como foi sua preparação para os vestibulares e Enem?
Eu comecei a me preparar para o vestibular na primeira série do Ensino Médio. Fiz o supermédio, que me ajudou bastante a dar o rumo dos meus estudos. Na pandemia, sempre mantive o foco e nunca deixei de estudar o que era necessário. No terceirão, eu estudei vários exercícios. Para o Enem, especialmente, me preparei para a redação e refiz algumas provas anteriores

– Como o Colégio Positivo auxiliou na preparação?
De várias formas, seja com a estrutura boa, com os professores qualificados, com o material de excelência e com as orientações de estudo.

– Como foi realizar a prova?
Foi como realizar qualquer vestibular, mas sob a pressão de que ela possibilitaria o acesso à UFPR.

– Deixe uma mensagem aos alunos que passarão por esta fase também.
Boa preparação, não perca o foco, e seja persistente.