Cerimônias de encerramento 2021

Alunos comemoram o fechamento de um ciclo em eventos promovidos pelos colégios do Grupo Positivo

Após um longo período sem poder realizar eventos presenciais, o dia de comemorar o fim de um ciclo para os alunos da Educação Infantil, dos Anos Finais e do Ensino Médio chegou. Durante os meses de novembro e dezembro de 2021, os colégios do Grupo Positivo promoveram festas de encerramento para celebrar esse momento tão especial na vida dos alunos.

Os encerramentos aconteceram em todas as unidades dos colégios do Grupo Positivo para a Educação Infantil e Anos Finais. Para o Ensino Médio, os eventos ocorreram nas unidades Colégio Vila Olímpia, Colégio Semeador e Positivo International School.

Para a coordenadora da Educação Infantil no CIPP, Hannyni Mesquita, essa é a oportunidade de fazer uma reflexão acerca do modo como denominamos e vivenciamos os eventos de encerramento. “Os eventos que marcam a finalização de uma etapa da Educação Básica não são mais chamados de ‘formaturas’. Esse termo é bastante antigo e tradicional e representa um foco muito mais no desejo do adulto do que no desejo da criança”.

Segundo Hannyni, como a formação dos colégios do Grupo Positivo é focada no protagonismo do aluno, é necessária uma nomenclatura e um evento voltados aos seus desejos e expectativas: “por isso, chamamos de ‘festa de encerramento’ de um período da vida das crianças, um período de celebração, para comemorar a experimentação e a vivência de tantas experiências diferentes na infância”. Dessa maneira, os eventos promovidos pelos colégios são pensados exatamente na celebração das crianças, para que elas aproveitem esse momento de alegria de um jeito especial.

Para a professora Raquel Lucy Boff, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais no CIPP, “concluir o Ensino Fundamental é um momento marcante na vida dos estudantes, porque fecha-se por completo um ciclo de vida do qual fizeram parte a infância e a pré-adolescência. Nesse sentido, a cerimônia de encerramento do Ensino Fundamental é uma despedida de pessoas e de uma rotina escolar que se estabeleceu nessa etapa. Simbolicamente, o evento marca também o ingresso do adolescente em uma fase de maior exigência acadêmica, maior autonomia e mais experimentação social, na qual o jovem se preparará para as responsabilidades da vida adulta.”

Já para a 3ª série do Ensino Médio, que marca o fim da Educação Básica, “o encerramento é um divisor de águas, principalmente porque é o fim de um ciclo e a perspectiva de novos caminhos: o Ensino Superior, o mercado de trabalho, um curso técnico, novas amizades”, comenta o professor Sylvio Conti, diretor do Colégio Semeador.

Da mesma maneira, para Juliana Lazari, professora do Positivo International School, esse evento também é um fechamento de ciclo: “ele tem um grande valor, sobretudo para o Ensino Médio, momento em que os alunos deixam o ambiente escolar para adentrar uma nova fase da vida: o início da vida adulta na faculdade”.

As cerimônias de encerramento dos colégios do Grupo Positivo, certamente, trouxeram alegria e entusiasmo para a vida dos estudantes. Além disso, demonstraram que eles estão preparados para os desafios que estão por vir.

Confira alguns cliques: