Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo acontece em formato on-line

Alunos apresentaram seus trabalhos na plataforma Positivo+

No final de novembro e início de dezembro de 2020, aconteceram as apresentações da MOBIPE – feira científica promovida pelos colégios do Grupo Positivo, a qual possui uma postura científico-exploratória e investigativa, norteada por metodologias internacionais de pesquisa. A MOBIPE é filiada à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE): maior evento do gênero no país para estudantes pré-universitários, realizado anualmente pela Universidade de São Paulo (USP).

O evento possui duas modalidades: a MOBIPE Juniores, dedicada aos alunos de 6º e 7º anos; e a MOBIPE voltada para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Os alunos-pesquisadores desenvolvem estudos sobre situações científicas, investigação acerca de questionamentos sobre os mais variados fenômenos do cotidiano, estudos sobre eventos naturais etc. Para responder a essas problemáticas, os trabalhos são elaborados a partir de métodos e procedimentos de investigação, chamados de metodologias científicas.

Depois de concluídos, os projetos de pesquisa são expostos à comunidade com o objetivo de gerar debate sobre os conhecimentos científicos produzidos e adquiridos, e para que os alunos-pesquisadores defendam suas ideias e respondam às questões levantadas pelo público.

Neste ano, os alunos apresentaram seus projetos de forma totalmente on-line. As apresentações iniciaram em 30 de novembro e seguiram até o dia 4 de dezembro, por meio da plataforma Positivo +.