Pesquisas sobre depressão e grafeno levam alunas do Positivo à Feira Brasileira de Ciências

Três alunas que foram destaque na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (MOBIPE) do Colégio Positivo estão entre os 497 selecionados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela Universidade de São Paulo (USP). Os projetos investigaram a depressão e a ansiedade no contexto escolar, e os impactos do grafeno, derivado do carbono, no corpo humano e no meio ambiente.

Yasmin Stavis Kras e Manuela Bonatto Xavier da Silveira averiguaram “Os impactos causados pelo grafeno e seu possível modo de descarte”. Ambas têm 16 anos e cursam a terceira série do Ensino Médio.

Já a pesquisa da aluna Grazyella Luna Barlatti Fernandes, de 14 anos, estudante da primeira série do Ensino Médio, apresentou o tema: “Ansiedade e Depressão no Contexto Escolar”.

Para Irineia Scotta, assessora e professora de Língua Portuguesa do Colégio Positivo, responsável pela realização da MOBIPE, “inovar também faz parte da filosofia de ensino das escolas do Grupo Positivo. Ao criar vivências ricas que estimulam a criatividade e o pensamento crítico, incentivamos os alunos a serem protagonistas da sua própria aprendizagem, por isso, promovemos eventos científicos ao longo do ano letivo, como a Feira do Conhecimento e a MOBIPE – Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo, oferecendo metodologias que envolvam a observação, a experimentação e a criticidade. Os resultados dessas práticas são projetos inovadores, com pensamentos voltados à solução de problemas cotidianos ou sociais”.

Sobre a MOBIPE

A Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (MOBIPE), do Colégio Positivo, expõe experimentos científicos de diferentes áreas do conhecimento, com projetos de alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Técnico e de cursos pré-universitários, do ensino público e particular de todo o Brasil.

Os próprios alunos escolhem um tema de relevância social, ambiental ou tecnológica e trabalham a pesquisa, desde os levantamentos bibliográficos e de campo, passando pela coleta de dados, experimento e análise de resultados e tratamento de informações, até a conclusão, montagem do painel de apresentação e finalização do Diário de Bordo – a memória de todo o projeto. Depois da apresentação, arguição e avaliação, os projetos que se destacaram no evento pelo teor científico e pela abordagem criativa e/ou inovadora participam de uma banca de professores que seleciona um ou dois projetos – conforme determinação da Febrace – para representar o Colégio Positivo nesse evento que é o maior do gênero no país.

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista que, anualmente, realiza uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). A intenção é incentivar a criatividade e a reflexão em estudantes da Educação Básica, por meio de projetos com fundamento científico nas diferentes áreas: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A mostra de 2022 será on-line, entre os dias 14 e 26 de março, e conta com 497 projetos finalistas, de 24 estados. www.febrace.org.br