Professores dos colégios do Grupo Positivo participam de formação na USP

Gestão escolar, trabalho colaborativo, planejamento, avaliação e protagonismo do aluno foram alguns dos assuntos abordados no evento

Na semana de 4 a 9 de abril, cinco professores dos colégios do Grupo Positivo, das áreas de Matemática, Ciências e Pedagogia, estiveram na Universidade de São Paulo (USP) participando da Quarta Semana de Formação de Formadores.

Resultado da parceria entre o Instituto Canoa e a escola de educação da Stanford University, essa formação tem como objetivo principal desenvolver metodologias que aliam teoria e prática, fazendo com que os participantes – os professores – se percebam enquanto alunos e possam refinar metodologias que futuramente poderão ser aplicadas em suas aulas. 

Os docentes que participam desse evento são capacitados também para serem mediadores (multiplicadores) do conhecimento adquirido quando retornam aos colégios. 

De acordo com Marilda de Souza, coordenadora de Formação Docente no CIPP, o curso é todo planejado para que o professor se coloque no papel de aluno, com aulas práticas que possibilitam o entendimento das diferentes metodologias. Os temas são variados, com assuntos pertinentes à gestão de sala de aula, trabalho colaborativo, protagonismo do aluno, importância do planejamento e das avaliações etc. 

Na formação continuada, ainda de acordo com a coordenadora, a proposta de aliar teoria à prática, colocando a mão na massa, possibilita que o docente vivencie conceitos e possa adaptá-los ao contexto de sala de aula, permitindo que todos os alunos, de forma equitativa, possam apropriar-se dos conhecimentos necessários de acordo com o currículo de nossa escola.

“Nós acreditamos que cursos de formação continuada possuem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos estudantes. A formação continuada promove o engajamento dos profissionais da educação em processos de aprimoramento, além de permitir aos participantes estarem sempre bem-informados e atualizados sobre as novas tendências educacionais. A formação de profissionais em educação que acreditamos parte do pressuposto de que todos os envolvidos precisam ser pesquisadores da prática pedagógica cotidiana. Dessa forma, a construção de uma comunidade colaborativa se faz necessária. Faz com que o professor perceba as suas habilidades e, assim, aprenda a olhar para o aluno e reconhecer os diferentes potenciais que ele tem. A intenção é criar uma comunidade colaborativa, na qual o professor, junto aos seus parceiros de caminhada, aprenda a pensar junto, trocando experiências e criando novas conexões”, comenta a coordenadora. 

Internamente, os colégios do Grupo Positivo incentivam essa troca de conhecimentos entre os docentes por meio do projeto TEIA, que significa Transformar, Educar, Inspirar e Aprender, resultando na formação de um aluno protagonista da sua própria aprendizagem.