Setembro Amarelo

Saúde emocional e acolhimento no ensino presencial

Segundo a OMS, a saúde, seja física ou mental, é um estado de completo bem-estar físico e emocional, e não apenas a ausência de doenças. Dessa forma, é fundamental trabalharmos em prol do desenvolvimento dessa condição e não apenas para curar doenças.

Neste momento, tornou-se ainda mais importante parar para refletir sobre como está a saúde emocional de nossos filhos e alunos, pois, se antes nossos esforços estavam orientados para a situação das decorrências do distanciamento, quando os estudantes, de uma hora para outra, foram obrigados a se afastar dos amigos e da escola, espaço essencial na promoção da vida social, agora estamos passando por um momento de transição.

Assim, após quase 2 anos de pandemia, estamos começando a voltar às atividades presenciais, o que inevitavelmente leva à questão: como eles estão? Como será a volta?

Ainda não temos as respostas, mas parece incontestável que todos nós saímos modificados dessa experiência. Por essa razão, é possível que alguns tenham um pouco mais de dificuldade para se adaptar à nova rotina, enquanto outros estejam clamando por esse momento. Mas o certo é que, independentemente da situação, nossos olhares estarão voltados com muito carinho e atenção para nossos alunos, no sentido de oferecer a eles um ambiente seguro, que permita a expressão de sentimentos e ideias, sem qualquer tipo de julgamento.