Campanha Setembro Amarelo

Psicologia escolar: uma parceria fundamental para o desenvolvimento do aluno

Nos colégios do Grupo Positivo, a campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é prevenir e reduzir os casos de suicídio no Brasil, tem como foco a saúde mental e a valorização da vida.

Mantemos um cuidadoso acompanhamento de nossos alunos, realizado tanto pela equipe pedagógica como pela equipe de Psicologia, o que permite a identificação de fatores de risco e a pronta intervenção quando necessário.

Assim, especificamente em relação à atuação do psicólogo na escola, ainda que ela não seja de caráter clínico/terapêutico, o profissional trabalha em situações que exijam alguma intervenção junto ao aluno, família e/ou turma, assim como faz a ponte com os profissionais externos que atendem os estudantes. Se necessário, ainda, encaminhamos os alunos para acompanhamento de profissional(is) externo(s). A depender da demanda, também desenvolvemos intervenções específicas em turmas/segmentos, por exemplo, a abertura de espaço para rodas de conversa e dinâmicas sobre temas ligados ao momento atual, tais como a saúde mental, as perdas, o luto etc.

Além disso, de forma interdisciplinar, têm sido desenvolvidas ações orientadas à cultura da paz, ao combate à violência, como o bullying e o ciberbullying, ao respeito às diferenças, assim como ações ligadas à promoção de qualidade de vida e de saúde, elementos essenciais para o estabelecimento de um ambiente seguro, propício ao diálogo e que possibilita a expressão de ideias e sentimentos.

Entendemos que a parceria entre as famílias e a escola, construída com base no respeito mútuo e no diálogo, constitui um elemento primordial para que nossos alunos disponham de um espaço protegido, o qual propicie o pleno desenvolvimento de seus potenciais.