Colégio Vila Olímpia realiza Festa Junina presencial e remota

Alunos comemoraram a data por meio de live e encontro intimista, dentro da escola.

A comemoração junina é um dos momentos mais esperados por alunos, familiares e comunidade escolar dos colégios do Grupo Positivo. Da mesma forma que em 2020, a festa ocorreu em um formato diferente.

Além do encontro on-line, que aproximou as famílias por meio de uma interação virtual, o diferencial da festa junina de 2021 foi a comemoração dentro da escola, que foi dividida por anos de ensino e sem a presença dos familiares, para evitar aglomerações.

Fizemos um cronograma de minifestas juninas, no qual os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais puderam usufruir de uma programação especial, pensada de forma cuidadosa e seguindo todos os protocolos de segurança“, afirmou o professor Caio Capra, coordenador do departamento de Esportes e Cultura do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo (CIPP).

Festa presencial

Em dias específicos, os alunos trocaram o uniforme escolar por camisa xadrez, vestido rodado e chapéus de palha, e o ambiente da escola ganhou uma versão mais colorida e junina. “A festa junina na escola superou as expectativas dos alunos. Ainda que de forma restrita e intimista, os alunos certamente terão uma recordação especial, na qual puderam brincar, dançar e comer comidas típicas, como se estivéssemos em épocas normais”, conclui Caio Capra.

Live Junina

Pensando nas famílias que optaram pelo ensino 100% remoto e, também, como forma de fechar o período de comemorações da melhor forma possível, além de permitir o envolvimento de pais e familiares, o Colégio Positivo realizou uma live junina. Cerca de 300 pessoas permaneceram conectadas brincando e dançando de suas casas, além de acompanharem a trama teatral que envolvia a participação de membros de todas as praças das escolas do Grupo Positivo. Para isso, os educadores espalhados por todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba, Ponta Grossa, Joinville, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Cascavel interagiram.

Para a assessora de Teatro e de Eventos dos colégios do Grupo Positivo, professora Rafaela Ricardo, a live junina é levada a sério pelas famílias. “Recebemos fotos das famílias durante a transmissão e, de fato, há um engajamento especial. É possível ver a casa decorada, os alunos e as famílias trajadas com roupas caipiras e, principalmente, a alegria nos olhos ao participar das brincadeiras e das danças que são propostas“, comenta.