Ações de Volta às Aulas

Nesta página, você fica por dentro de todas as informações referentes às medidas e ações de retorno escolar.

Retorno escolar

O Colégio Vila Olímpia está acompanhando atentamente as diretrizes dos órgãos competentes e adotará as regras previstas nos protocolos de segurança.

Como forma de orientar as famílias e comunidade escolar, criamos uma Cartilha e um Protocolo de Saúde e Segurança, os quais estão disponíveis a seguir.

Ao cuidar de si, cuidamos dos outros.

A colaboração de alunos, famílias e comunidade escolar é fundamental para garantir um retorno seguro à modalidade presencial. O vídeo abaixo traz uma síntese das ações de cuidado adotadas pelo colégio.

Mediante mudanças impostas pelas autoridades governamentais, as ações citadas podem sofrer alterações.

FAQ de retorno às aulas

O ano de 2021 iniciou com a certeza do reencontro entre alunos e professores, dentro da unidade escolar. Buscando atender às necessidades da maior parte das famílias, o Colégio Vila Olímpia possibilitará o retorno às aulas presenciais. Mas, caso a família se sinta mais segura permanecendo em casa, ofereceremos também as aulas remotas (ao vivo).

IMPORTANTE: embora estejamos prontos e preparados para o retorno às aulas presenciais, seguimos sempre as orientações e os decretos do governo do estado de Santa Catarina.

O Colégio Vila Olímpia está atuando de acordo com três frentes: pedagógica, física e psicológica.

Para atender às necessidades da maior parte das famílias, o Colégio Vila Olímpia possibilitará o retorno às aulas presenciais e, caso a família se sinta mais segura permanecendo em casa, também oferecerá as aulas remotas (ao vivo). Contamos com uma equipe de ponta, que garantirá o desenvolvimento integral dos alunos, seja presencial ou remotamente.

Com o objetivo de garantir a segurança no retorno às aulas presenciais, criamos um comitê especial de saúde e segurança. O comitê elaborou um protocolo baseado nas orientações dos órgãos governamentais. Assim, toda a comunidade escolar passará por rígido controle nos portões de acesso, aferição de temperatura, limpeza dos calçados, verificação do uso correto da máscara e higiene das mãos com álcool em gel. Além disso, os estudantes serão orientados a seguir direto para as salas de aula e a evitar aglomerações. O uso de máscara será obrigatório e o ambiente escolar estará especialmente sinalizado para receber os alunos. Todas as medidas têm o objetivo de diminuir o risco de propagação da doença.

Além de todo o preparo pedagógico que envolve o retorno das aulas presenciais, nos preocupamos com a saúde mental da comunidade escolar, em especial, dos alunos. Entendemos que o período vivido deixou marcas profundas em todos nós. E, embora o retorno à escola seja motivo de muita felicidade, a realidade encontrada será diferente da anterior. Por isso, para que os estudantes tenham um período de adaptação agradável, com o apoio do serviço de psicologia, a comunidade escolar foi preparada para recebê-los com acolhimento especial.