Se você tem uma criança em casa ou convive com uma, certamente, já precisou responder, mais de uma vez, a essa questão. Os benefícios que o convívio com um animal de estimação trazem são inquestionáveis, mas é importante que alguns pontos sejam levados em consideração no momento de decidir trazer um bichinho para dentro de casa. Inicialmente, é dever dos pais explicar para a criança que o pet não é um brinquedo e que ele não deve ser entregue à criança como um “presente” ou um “objeto”, pois isso pode trazer a falsa sensação de que o animal é facilmente descartável ou substituível.
De acordo com a professora Josiane Oliveira, do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Positivo – Água Verde, primeiramente, é importante levar em consideração o gosto e o perfil da criança. “Cães e gatos são os bichinhos mais comuns, mas não são as únicas opções disponíveis. Existe chinchila, pássaros, peixes, coelhos e tartarugas, por exemplo”, explica.
Para fazer uma escolha coerente e que não prejudique a família e o animal, é importante responder a algumas questões:
– Em qual espaço da casa o animal ficará?
– Existem pessoas dispostas a cuidar?
– Como nos dividiremos quanto aos cuidados?
– Qual é o tempo de vida do animal?
– Quais são as necessidades vitais do pet escolhido?
– Quem cuidará do animal quando a família for passear ou viajar?
Além disso, é importante explicar para a criança que, assim como nós, humanos, temos necessidades, os animais também têm. “É necessário que a criança entenda que o animal não chegará à residência para suprir as suas expectativas. Ele pode demorar para se adaptar ou sujar e estragar itens, por exemplo. No entanto, ainda assim, não poderá ser devolvido ou maltratado”, explica a professora.
É aconselhável que a família prepare o espaço e faça combinados antes da chegada do animal. “Alimentação, higiene e limpeza do local são pontos muitos importantes, e é papel dos pais explicar, em detalhes, como funcionarão os passeios, às idas ao pet shop e quais são as obrigações de cada um na casa”, conclui.
Ainda que o bicho de estimação mude a rotina da família, o convívio com um animal traz inúmeros benefícios para a vida de uma criança. Confira os principais:
– Aprendizados sobre respeito e cuidado com os animais;
– Aceitar melhor os imprevistos;
– Aprender a dividir comida, carinho e brinquedos;
– Compreender que as obrigações mudam com o passar do tempo.