A marca dos 100 Days of School foi celebrada com um projeto que conectou os estudantes a diferentes formas de aprender sobre o mundo e cuidar dele. Com o tema “100 Cultures, 1 World”, a proposta transformou o marco dos 100 dias de aula em uma oportunidade de aprendizado sobre práticas sustentáveis utilizadas por povos de várias partes do mundo.
Tradições culturais que inspiram práticas sustentáveis
A ação foi desenvolvida com base em contação de histórias, rodas de conversa e investigações guiadas, nas quais os estudantes conheceram costumes, tradições e soluções simples adotadas por civilizações como os maias, os aborígenes, os inuítes e os beduínos. Essas referências foram o ponto de partida para reflexões sobre hábitos de cuidado com a água, aproveitamento de recursos naturais e equilíbrio com o meio ambiente.
“Inspirados por histórias e tradições, os estudantes desenvolvem soluções sustentáveis, unindo leitura, arte, ciência e empatia. A festa dos 100 dias é mais do que um marco no calendário escolar, é uma celebração do conhecimento, da criatividade e do cuidado com o planeta”, explica a Gerente de Internacionalização do Centro de Pesquisa de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), Ana Teixeira.
Oficinas e produções: um percurso prático de aprendizagem ecológica
Cada turma construiu uma linha do tempo destacando práticas sustentáveis ligadas ao povo estudado. A partir dessa jornada, os alunos elaboraram o livro 100 Eco Recipes, com sugestões práticas de atitudes ecológicas inspiradas nas descobertas feitas em sala, como receitas naturais, reaproveitamento de materiais e técnicas simples de plantio.
Durante o projeto, os estudantes participaram de oficinas com tintas naturais, hortas em vasos reciclados e construção de brinquedos com materiais reutilizados. Muitas das receitas foram testadas na escola, incentivando o envolvimento das crianças em ações concretas, alinhadas ao dia a dia.