Notícias

Compartilhar

InovaMente destaca protagonismo estudantil em mostra de ciência e arte

Em setembro, o Vila Olímpia Bilingual School recebeu famílias e convidados para vivenciar mais uma edição do InovaMente, um encontro que celebra a criatividade e a capacidade investigativa dos estudantes em todas as etapas escolares. A programação reuniu experiências variadas, com destaque para projetos como o IRIS, a Feira do Conhecimento, a Mostra Brasileira de Projetos Educacionais (MOBIPE) e MOBIPE Juniores, a School Fair e a Exposição de Arte. Cada iniciativa demonstrou como os alunos assumem papel de protagonistas em sua aprendizagem, unindo diferentes áreas do conhecimento em propostas inovadoras e instigantes. 

Educação Infantil: Projeto IRIS e desenvilvimento sustentável

Na Educação Infantil, os estudantes apresentaram trabalhos do Projeto IRIS, com pesquisas e registros pedagógicos voltados ao desenvolvimento sustentável. Também ganharam destaque as produções da Exposição de Arte, resultado das criações realizadas nos ateliês e nas aulas de artes visuais. Segundo a coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos Colégios da Rede Positivo, Hannyni Mesquita, o tema da sustentabilidade teve um papel central em 2025, sendo vivenciado pelas crianças por meio de experiências práticas e contato direto com a natureza. 

“O foco foi valorizar os espaços ao ar livre, o contato com os elementos naturais e experiências reais que ajudam as crianças a se perceberem como parte da natureza. A partir desse eixo norteador, cada turma desenvolveu projetos de investigação que nasceram da curiosidade dos pequenos e foram exploradas por meio das múltiplas linguagens, sempre sustentados por formação continuada dos professores”, explica Hannyni.   

Anos Iniciais é marcado por ciência, arte, comunicação e tecnologia  

Nos Anos Iniciais, a programação contou com iniciativas como a Feira do Conhecimento, a School Fair, a MOBIPE e a MOBIPE Juniores, e a Exposição de Arte. Cada atividade evidenciou diferentes possibilidades de aprendizagem e criação. Segundo a coordenadora dos Anos Iniciais no CIPP, Domus Aurea Silva, as experiências promoveram uma ampla diversidade de linguagens, científica, artística, comunicativa e digital, fortalecendo a integração entre áreas do conhecimento e a expressão dos estudantes. 

A profissional reforçou ainda a importância da interdisciplinaridade nos trabalhos. “Os estudantes realizam atividades de pesquisa que desenvolvem a criatividade, as múltiplas linguagens, o fazer artístico, o pensamento crítico, o raciocínio e a autonomia, que ampliam a compreensão sobre os problemas enfrentados na sociedade. Os estudantes aprendem a organizar dados, identificar fontes confiáveis e a cumprir prazos, o que constitui uma importante etapa de preparação para a vida acadêmica”, explica Domus.   

Inteligência Artificial nos Anos Finais  

Nos Anos Finais, o InovaMente se destacou especialmente pela Mostra Brasileira de Projetos Educacionais (MOBIPE), que já se firmou como um espaço essencial para os alunos apresentarem pesquisas investigativas e documentais em diversas áreas do conhecimento. A iniciativa evidenciou o potencial crítico e criativo dos estudantes, além de ampliar o diálogo entre diferentes disciplinas. 

“Neste ano, tivemos muitos trabalhos sobre Inteligência Artificial e uso de tecnologias no geral e, talvez pelo incentivo que estamos oferecendo à leitura, muitos se dedicaram a esse tema”, explica a coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios da Rede Positivo, Raquel Lucy Boff. 

Internacionalização e bilinguismo

Entre os destaques do InovaMente, a School Fair mostrou às famílias como o ensino bilíngue vai além da aquisição da língua ao ser desenvolvido em projetos transformadores, refletindo também o processo de internacionalização vivido no dia a dia pelos estudantes dos colégios da Rede Positivo. Para a Gerente de Internacionalização do CIPP, Ana Teixeira, a atividade conecta o evento ao currículo internacional, valorizando o trabalho realizado durante o ano nas aulas em inglês e ampliando a visibilidade dessas experiências. 

A School Fair acontece em dois formatos. Na Educação Infantil, cada turma elabora projetos em inglês ao longo do ano, e um deles é escolhido para ser apresentado às famílias durante o evento. Já nos Anos Iniciais, os estudantes do Premium também expõem um projeto em inglês, enquanto nas turmas de meio período as pesquisas são desenvolvidas em português e inglês, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento. 

“No dia da apresentação o estudante faz parte delas na língua inglesa, caso os familiares tenham familiaridade com a língua e peçam por isso no dia”, explica a Ana Teixeira.   

Uma celebração do conhecimento e da integração 

O evento consolidou-se como um momento de celebração da aprendizagem, fortalecendo a conexão entre alunos, famílias e escola e evidenciando o valor da integração entre diferentes áreas do saber no processo educativo. 

Relevantes

Artigos mais lidos