Ensino Fundamental – Anos Finais

Os professores trabalham o desenvolvimento de cada estudante como um ser único. Acima de tudo, a proposta pedagógica tem como foco a formação integral do aluno, trabalhando para:

Incentivo à pesquisa
A pesquisa é elemento fundamental da aprendizagem e fortalece o protagonismo do aluno na sua relação com os saberes. O Colégio Vila Olímpia promove dois eventos a fim de reunir os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes: a Feira do Conhecimento e a Mobipe (Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo), filiada à Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), maior feira de ciências do país, promovida pela Universidade de São Paulo (USP), na qual o Colégio Vila Olímpia já teve diversos trabalhos premiados.
Formação Humana e Empreendedora
Sensibilização para a formação de uma cultura de paz, responsabilidade, respeito e honestidade, entre outros valores.
Geo+
Ensina o conteúdo de Geografia por meio de desafios e tarefas que buscam unir a vivência do aluno às teorias.
Projeto de Leitura e Escrita
Estudantes leem obras diversas, que permitem a reflexão sobre aspectos linguísticos e temas associados às áreas do conhecimento.
Olimpíadas do conhecimento
Os alunos participam de diversas olimpíadas.
Maker (Projeto CriativaMENTE)
Aulas práticas que instigam os alunos a desenvolverem projetos “mão na massa”, envolvendo curiosidade, imaginação, pesquisa e formulação de hipóteses.
Incentivo ao hábito de estudo
As tarefas diárias e as avaliações semanais constituem elementos importantes para a prática diária do estudo.
Apoio pedagógico
Atividades extraclasse para retomar conteúdos em Língua Portuguesa e Matemática.
Simulados Enem
Como forma de preparação para o Ensino Médio, os estudantes do 9º ano participam de um simulado em formato Enem ao fim do Ensino Fundamental.
Aulas de campo
Atividades desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento fora do ambiente escolar, a fim de promover experiências práticas para os estudantes.
Science Lab
Aulas práticas no Laboratório de Ciências ministradas em língua inglesa.