Ensino Médio

As aulas proporcionam aos alunos formação integral, com um ensino de qualidade reconhecida. A partir de tecnologias e métodos inovadores, trabalhamos com o aprendizado dinâmico, a fim de despertar o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário. Assim, o aluno transforma-se em agente de sua própria aprendizagem.

AQUI, LER FAZ PARTE DO DIA A DIA

Durante o ano, por meio da produção semanal de textos e de um programa multidisciplinar de leitura, o Colégio Vila Olímpia busca promover a criticidade e garantir ao aluno que se expresse de modo produtivo, claro e consciente. Aprimorar a produção escrita é essencial para a aprovação nos vestibulares, por isso, desenvolver o hábito da leitura e oportunizar o debate são mecanismos fundamentais desse processo.

TEMAS QUE MOVIMENTAM O MUNDO

Nas diferentes áreas do conhecimento, os alunos entram em contato com assuntos do mundo contemporâneo, desenvolvendo o senso crítico, a concentração, o raciocínio, a empatia e a habilidade para a tomada de decisões.

PREPARAÇÃO PARA OS VESTIBULARES E FORMAÇÃO PARA A VIDA

Durante o ano letivo, os alunos são submetidos a quatro simulados externos dos exames oficiais, além das provas regimentais elaboradas pela equipe docente. Essas avaliações almejam desenvolver algumas habilidades importantes para o vestibular.

Sarau Literário
O evento, desenvolvido pela área de Linguagens, reúne música, dança, poesia, teatro e cinema, estimulando os alunos a participar em diferentes modalidades de apresentação.
Posimusic
O evento incentiva os alunos da 2ª série a produzir clipes musicais, os quais são orientados pelos professores de Língua Inglesa.
Dia Temático/Solidário
O Dia Temático está vinculado a uma ação social, como doação de livros, roupas ou chocolates às instituições parceiras. Nesse dia, os alunos participam das aulas caracterizados.
Revisa Aí
Semanalmente, durante o período de aulas, o Colégio Vila Olímpia disponibiliza vídeos com revisões curtas, explicativas e dinâmicas dos assuntos essenciais da semana, das matérias de Biologia, Física, Matemática, Química e Redação.
Física na prática
Projetos que aplicam conceitos teóricos à prática e dão sentido a fórmulas e cálculos.
PosiDicas
Por meio de lives, rodas de conversa e podcast, entre outros meios de se comunicar, os alunos têm acesso a conteúdos voltados à atualidade, aos vestibulares e ao Enem.
Assistência pedagógica on-line
Aulas para assistência on-line, distribuídas ao longo da semana, nas áreas de Linguagens, Natureza e Matemática. Os professores ficam à disposição do aluno para tirar dúvidas e reforçar o plano de estudo, com exercícios, análises e correções.
Cambridge Journey
Uma jornada pela Língua Inglesa, composta por aulas que preparam os alunos para os exames internacionais de proficiência. Ao fim da 2ª série, os alunos prestam o exame B2 First de Cambridge Assessment English.

Novo Ensino Médio

O Ensino Médio, além de representar a fase de escolha da profissão e de realização do vestibular, é o início de uma vida de mais responsabilidades para o estudante. O Colégio Vila Olímpia entende que esse período de transição exige um olhar diferenciado e focado na construção de um ser humano íntegro. Por isso, aumentamos as opções de projetos específicos para os estudantes, que vão além das matérias curriculares. Mais do que bons alunos, formamos bons seres humanos!

Além das matérias que compõem a Formação Geral Básica, a matriz curricular do Ensino Médio contempla os Itinerários Formativos.

PROJETO DE VIDA

Itinerário que está relacionado ao desenvolvimento de competências socioemocionais que oportunizem o percurso do aluno em termos acadêmicos, profissionais e emocionais. Nesse itinerário, o aluno está no centro do processo e é auxiliado na tomada de decisões sobre objetivos pessoais, bem como na busca por escolhas conscientes que influenciarão sua vida pessoal e profissional.

ATIVIDADES INTEGRADAS

Itinerário que visa à participação de áreas de conhecimento distintas, levando o estudante à compreensão  de questões fundamentais, como cuidado com o meio ambiente, – começando com seu entorno –, educação financeira, autocuidado, tecnologias digitais, multiculturalismo, aprendizagem intercultural, relativismo cultural, respeito à alteridade, cultura de paz e cidadania.

A grade curricular do Ensino Médio contempla três disciplinas eletivas, que são opcionais e ofertadas no contraturno.

GRUPO DE ESTUDOS

Atividades voltadas aos principais vestibulares da região: resolução de exercícios e discussão de obras literárias, entre outras ações.

PROJETO DE VOLUNTARIADO

O programa Sorrir é o Melhor Remédio atende hospitais, lar de idosos e creches entre outras instituições da região. Os alunos que participam do projeto se envolvem na busca de melhorias para a vida de quem convive nessas instituições.

PREPARATÓRIO PARA OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

A participação em olimpíadas do conhecimento é uma forma de estimular o estudo e o protagonismo dos estudantes e de incentivar o trabalho voltado à pesquisa científica. Por isso, o Colégio Vila Olímpia oferece aulas preparatórias para os alunos realizarem as provas.