Uma educação de qualidade está comprometida com a formação integral dos indivíduos. Para isso, a escola deve se preocupar em ensinar muito além de habilidades técnicas.
É no convívio escolar, nos debates e nas atividades em grupo que se criam experiências para trabalhar habilidades comportamentais, as chamadas soft skills. Essa diversidade de ideias e interações proporciona ao aluno não somente um ganho cognitivo, mas também o desenvolvimento socioemocional, que será fundamental para suas relações pessoais e profissionais na vida adulta.
Conheça, a seguir, as principais habilidades para o futuro que seu filho aprende durante as atividades da escola.
1) Pensamento criativo
Habilidade para perceber conexões incomuns, criar ou transformar algo já existente em algo novo ou diferente do usual. Inovar é um exercício de resiliência.
2) Resiliência
Capacidade de enfrentar situações difíceis, superar as adversidades e recomeçar. Essa competência está diretamente ligada à capacidade de resolver conflitos.
3) Resolução de conflitos
Inteligência para lidar com objeções e conflitos, analisando e revisando as informações, para planejar e avaliar as melhores opções, e, então, implementar as soluções. Para desenvolver essa habilidade é necessário manter o pensamento crítico.
4) Pensamento crítico
Competência de experimentar, observar, analisar e refletir a respeito de um determinado assunto, compreendendo detalhadamente as mais diversas situações. Dessa forma, o pensamento crítico contribui para a tomada de boas decisões.
5) Tomada de decisões
Habilidade de realizar escolhas conscientes, ponderando os seus impactos e assumindo e gerenciando riscos e perdas, de forma rápida. Essa agilidade necessária está relacionada à competência de gestão de tempo.
6) Gestão de tempo
Inteligência para calcular o tempo e a energia que devem ser aplicados para alcançar os resultados desejados. A negociação faz parte dessa habilidade.
7) Negociação
Está relacionada à capacidade de proporcionar satisfação a duas ou mais partes envolvidas, na busca pela concretização de um objetivo em comum. A boa comunicação é essencial para desenvolver essa competência.
8) Comunicação
Habilidade de saber como e quando se expressar, e também de ouvir, transmitindo e interpretando ideias de forma clara e eficaz, por meio da fala ou da escrita. Uma boa comunicação é a chave para criar bons relacionamentos interpessoais.
9) Relacionamento interpessoal
Capacidade de dialogar e manter o interesse e a convivência com as mais diversas pessoas. A diversidade de relacionamentos nos permite exercitar a empatia.
10) Empatia
Competência de se colocar no lugar da outra pessoa, compreendendo suas motivações e limitações, o que nos leva a tratar todos com respeito e educação, especialmente nas situações mais difíceis. Essa conduta é característica fundamental para a formação da liderança.
11) Liderança
Por unir todas as competências socioemocionais, essa é a habilidade de se destacar, inspirar as pessoas ao seu redor, alavancar o desempenho e criar um ambiente de colaboração.
12) Colaboração
Inteligência para saber trabalhar em grupo, em prol de um mesmo objetivo, superando objeções e diferenças que podem aparecer no decorrer do tempo. A ética deve ser a base para as ações de colaboração.
13) Ética
Formada por valores individuais e coletivos, que moldam a postura em relação às responsabilidades, deveres, direitos e escolhas. Essa é a capacidade na qual todas as soft skills se sustentam.