Durante seis semanas, os estudantes do Vila Olímpia Bilingual School participaram do Climate Action Project, um movimento educacional global que promove reflexões, pesquisas e ações sobre as mudanças climáticas. A edição de 2025 reuniu turmas da Educação Infantil aos Anos Finais em uma jornada de aprendizado bilíngue e colaboração internacional voltada à sustentabilidade.
O Climate Action Project é uma iniciativa internacional que conecta escolas de mais de 140 países em torno do debate e da ação sobre as mudanças climáticas. O projeto faz parte da matriz pedagógica do Ensino Bilíngue, integrando o ensino da língua inglesa ao desenvolvimento de consciência ambiental, pensamento crítico e colaboração global.
Durante seis semanas de atividades na plataforma internacional, os professores compartilharam práticas e os alunos investigam suas causas, os efeitos e as soluções para o aquecimento global, publicando suas descobertas e interagindo com escolas de diferentes regiões do mundo.
Entre as várias atividades realizadas durante o projeto Climate Action Protect, um dos exemplos que mais encantou foi uma Cooking Class especial promovida nas aulas de Global Perspectives. A experiência começou com a curiosa pergunta: “Vocês sabiam que o Danoninho é, na verdade, um queijo?”, e levou os estudantes do 9º ano do Vila Olímpia Bilingual School a produzirem o próprio queijo Petit Suisse, unindo ciência, cultura alimentar e sustentabilidade.
Durante o encontro, os estudantes participaram de uma videochamada com alunos e professores da Índia, Albânia e Turquia, em um intercâmbio cultural que reforçou um dos pilares do programa bilíngue do Vila Olímpia Bilingual School: promover o aprendizado por meio da comunicação intercultural e da conscientização ambiental.
O projeto está inserido nos componentes de Global Perspectives, que aborda a educação ambiental e a formação do aluno global. Além das interações internacionais, os estudantes também realizam pesquisas locais, entrevistando familiares e membros da comunidade para relacionar suas descobertas ao contexto em que vivem.
“As turmas se conectam com outras sedes para apresentar resultados e debater o tema. Esse intercâmbio é riquíssimo, porque faz o aluno perceber o impacto das próprias ações e entender como os desafios climáticos se refletem em diferentes realidades”, destacou a assessora de Global Perspectives do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), Suelen Cristina Ribeiro Magalhães.
Mesmo após o encerramento das atividades na plataforma internacional, o tema segue vivo nas salas de aula do Vila Olímpia Bilingual School. Os professores continuam desenvolvendo o Climate Action Project dentro do currículo, com propostas integradas ao componente de Global Perspectives, fortalecendo a aprendizagem bilíngue e o compromisso com a sustentabilidade.
“O terceiro trimestre inteiro é dedicado a essa temática. As interações com outros países seguem acontecendo até o final de novembro, o que permite que nossos alunos continuem aprendendo de forma atual, conectada e significativa”, concluiu a educadora.