A Educação Infantil do Vila Olímpia Bilingual School passou a contar com um novo espaço pensado para proporcionar mais acolhimento e inspiração às crianças. Inaugurado na última sexta-feira (07/02), o ambiente foi apresentado durante um evento especial que reuniu familiares, educadores e a equipe escolar. Com uma estrutura moderna e planejada para estimular o desenvolvimento desta faixa etária, o local reforça o compromisso da instituição com um ensino acolhedor e de qualidade.
“É uma grande realização, foram meses de construção, em que o pedagógico conversou com a engenharia, a arquitetura e buscamos proporcionar para as crianças tudo o que há de melhor. É a realização de um grande sonho”, compartilhou a diretora do Vila Olímpia Bilingual School, Miriam Zanatta, sobre o novo espaço da Educação Infantil.
O novo ambiente exclusivo para a Educação Infantil também é resultado do esforço coletivo de diversas áreas e profissionais comprometidos com a educação. Durante a inauguração, o diretor-executivo dos colégios da Rede Positivo, Celso Hartmann, ressaltou o trabalho em equipe na concretização do projeto.
“Muitas pessoas juntas pensaram em cada detalhe para que esse espaço se tornasse realidade. O pedagógico, a arquitetura, a engenharia e as operações trabalharam lado a lado para criar um ambiente inspirador e acolhedor para as crianças. Este é o lugar certo para que os pequenos aprendam sobre autonomia, convivência e leitura. Aqui, eles começam sua jornada de aprendizado que os preparará para conquistar o mundo”, disse Celso Hartmann.
Descobrindo o novo espaço da Educação Infantil
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Kamyla Garcia, as famílias podem esperar do novo espaço um local extremamente moderno e acolhedor. “Aqui foi pensado para cada movimento que as crianças precisam na primeira infância: espaço, estímulo, muita brincadeira, diversão e muito amor”, relatou a profissional durante o evento de inauguração.
Estrutura do novo prédio da Educação Infantil
O novo prédio da Educação Infantil possui salas modernas, pensadas e organizadas para atender a cada faixa etária das crianças: do Infantil 1 ao 5. A proposta pedagógica reforça a ideia de que a sala de aula é, de fato, um “terceiro educador”, sendo organizada para atender às necessidades dos pequenos, que chegam com um desejo natural de explorar o mundo ao seu redor.
Segundo a professora do Infantil 4, Isabelle Cavassin, os materiais não estruturados fazem parte da dinâmica, permitindo que as crianças usem sua imaginação enquanto desenvolvem habilidades cognitivas, como a compreensão de números e objetos. Além disso, espaços como o de “Faz de Conta” proporcionam a vivência de jogos simbólicos, essenciais para o desenvolvimento social e emocional da criança.
Já a professora do Infantil 1, Priscila Gregório, explicou que as áreas de leitura, construção e brincadeiras foram planejadas com o intuito de fomentar a autonomia e a criatividade das crianças. O espaço de leitura, por exemplo, estimula a imaginação e o grafismo, enquanto as estações pedagógicas permitem a exploração de conceitos de forma mais estruturada.
O novo espaço da Educação Infantil também conta com uma Sala de Música que, de acordo com o professor Bernardo Sodré, é voltada ao movimento e à musicalização, equipada com instrumentos de percussão e áreas externas que favorecem atividades de expressão corporal.