A estudante Valkíria Zanette Machado, da 3ª série do Vila Olímpia Bilingual School, foi medalhista de ouro na XXI Olimpíada Catarinense de Química (OCQ), competição aberta a alunos de 9º ano e Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Santa Catarina. Valkíria também recebeu Menção Honrosa como Aluna Mulher Destaque, um reconhecimento especial por sua dedicação e desempenho. Esse é o resultado de um processo constante de preparação, que combinou a dedicação e o talento da aluna e o trabalho pedagógico da instituição.
Valkíria conta que, para ela, a Química sempre foi um campo de estudo interessante, de modo que buscou se aprofundar nos conteúdos para além do que era visto em sala de aula. “Ao longo do ano, resolvi muitos exercícios, solicitei auxílio dos meus professores em conteúdos nos quais tive dificuldade e, principalmente, treinei com provas antigas para entender o estilo das questões”. A aluna também procura manter uma rotina de estudos equilibrada, o que, segundo ela, gerou cada vez mais confiança.
“Acho que o segredo foi unir disciplina com curiosidade: estudar porque eu queria aprender, e não apenas para fazer uma prova”, explica Valkíria. Ela afirma que os destaques na OCQ mostram que todo o esforço valeu a pena e fazem lembrar que grandes conquistas são feitas de pequenos passos repetidos todos os dias. Além disso, esses bons resultados a motivam a continuar buscando desafios maiores e a acreditar ainda mais em seu sonho de cursar Medicina.
Para a estudante, ver seu esforço sendo reconhecido é realmente incrível, mas a parte mais gratificante é saber que ela pode inspirar outras pessoas a persistirem nos estudos e acreditarem no seu potencial. “Como dizia o brilhantíssimo filósofo Aristóteles, ‘a excelência é um hábito’, e meu objetivo de vida é fazer desse hábito não apenas uma conquista pessoal, mas um caminho que incentive os outros a também brilharem – e ser o primeiro lugar na olimpíada foi um grande passo na construção dessa trajetória”.