Notícias

Compartilhar

Vila Olímpia promove Setembro Amarelo com ações em prol a saúde mental na escola

Durante o mês de setembro, o Vila Olímpia Bilingual School realiza atividades especiais da campanha nacional Setembro Amarelo, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental na escola. O movimento busca envolver estudantes, educadores e familiares, com dinâmicas e atividades pensadas para cada etapa, a fim de discutir sobre o tema da preservação da vida e da saúde socioemocional da comunidade escolar. 

Dinâmicas que aproximam estudantes e famílias 

Segundo Michelle Cristina Norberto Martins, coordenadora da Orientação Educacional e da Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), a proposta das atividades era de criar espaços de escuta e fortalecer a empatia. “Cada unidade teve essa autonomia para desenvolver quais estratégias gostaria e quais eram necessárias ali para a sua realidade no contexto em que vive”, explica. 

Por esse motivo, foram desenvolvidas atividades diferentes para cada segmento. Na Educação Infantil, atividades que estimulam a saúde mental na escola, como jogos simbólicos e leituras adequadas, ajudam as crianças a compreenderem como podem seus sentimentos. Para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, a escola promoveu rodas de conversa e projetos coletivos, sempre com foco no respeito e na convivência saudável.

Já no Ensino Médio, Michelle afirmou que os adolescentes assumiram um papel de protagonismo por meio de atividades, projetos em que interagiram com diferentes idades e até mesmo com as famílias, levando dicas e mensagens sobre saúde mental.  

Apoio contínuo aos professores 

De acordo com Michelle, as práticas desenvolvidas por meio da campanha estão presentes há bastante tempo nas escolas. Além de envolver os alunos, a campanha dedicou atenção especial aos professores que, neste ano, participaram de cursos e palestras com diferentes temáticas socioemocionais, fortalecendo o bem-estar de toda a comunidade escolar. 

Além disso, ela destacou que estava disponível na sala dos professores um calendário com sugestões de ações diárias de saúde mental. “São dicas de mudança. Como dar pausas, respirar e olhar para si. São dicas breves, mas importantes de autocuidado”, explica Michelle. 

Encerramento com vídeo de conscientização 

Para marcar o encerramento da campanha, orientadores educacionais criaram um vídeo especial que traduz em imagens e palavras a essência do Setembro Amarelo, reforçando o compromisso com a valorização da vida e com a saúde mental na escola. Assista a seguir!

 

Relevantes

Artigos mais lidos