Alunos celebram bicentenário da Independência do Brasil

O bicentenário da Independência do Brasil foi comemorado de forma interdisciplinar nos colégios do Grupo Positivo. A partir dos componentes curriculares de Artes, Música, Geografia, História e Língua Portuguesa, os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais realizaram uma série de atividades nos primeiros dias de setembro. Na véspera da data mais marcante na história do país, não só os alunos mas também os professores vestiram roupas e adereços nas cores da bandeira nacional: verde, amarelo, azul ou branco.

A arte explica a história

Para aprenderem mais sobre esse evento histórico, os alunos foram apresentados ao quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, que retrata a conquista da independência política do Brasil – ou seja, o momento em que o país adquiriu autonomia em relação a Portugal para governar e legislar. “Explicamos aos alunos que essa obra de arte é muito mais uma criação para homenagear a data da Independência do que um retrato do que efetivamente aconteceu”, conta a professora Domus Aurea, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) do Colégio Positivo.

O quadro de Pedro Américo, portanto, tem um caráter simbólico, e são justamente as simbologias, segundo Domus, a melhor maneira de abordar os fatos históricos, especialmente o da Independência do Brasil. “Há também os elementos que simbolizam a brasilidade, entre os quais a bandeira nacional. Esses símbolos foram apresentados às crianças, que puderam entender de forma simples, direta e lúdica aspectos fundamentais da formação política do país em que vivem”.

Outra obra artística utilizada como recurso pedagógico foi a música Aquarela do Brasil, um samba-exaltação composto por Ary Barroso, em 1939. Trata-se de uma das canções que melhor representam o Brasil, sendo bastante conhecida inclusive internacionalmente. “As músicas podem e devem ser exploradas para fins didáticos, e essa em questão é um exemplo de exaltação do nosso país. A beleza e o amor que o compositor sentia pelo Brasil estão expressos nesse samba-exaltação”, completa a professora.

Momento cívico

Para encerrar as ações de homenagem e comemoração pelos 200 anos da Independência, no dia 6 de setembro, os estudantes se reuniram para cantar o Hino da Independência do Brasil. Além do momento cívico, foi proposta uma reflexão sobre a canção, cuja letra é baseada em um poema de Evaristo da Veiga, composto em agosto de 1822, como uma demonstração de seu apoio à emancipação brasileira.

A popularidade e a beleza da obra foram responsáveis por convertê-la em letra da canção, que inicialmente apresentava melodia de Antônio da Fonseca Portugal, mas em 1824 foi substituída por uma melodia composta pelo próprio D. Pedro I. O Hino da Independência do Brasil ficou “esquecido” por mais de um século, quando, em 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, foi resgatado.

De acordo com a professora Domus, trabalhar o tema da Independência em sala de aula oportuniza que os alunos conheçam e relembrem esse fato da história nacional, destacando-se o significado de “ordem e progresso”, palavras que estampam a bandeira do Brasil. “Por meio de reflexões e troca de experiências, evidenciamos a importância do civismo e do patriotismo e da valorização desse marco na história do nosso país”, explica.