Equipe do Centro Pedagógico dos colégios do Grupo Positivo passa por imersão na Itália

De 15 a 25 de maio, a gerente-geral do Centro de Pesquisa e Inovação dos colégios do Grupo Positivo (CIPP), professora Maria Fernanda Suss, e a coordenadora da Educação Infantil no CIPP, professora Hannyni Mesquita, estiveram na Itália para visitar escolas e ter acesso às novas práticas e experiências pedagógicas. O objetivo foi trazer novidades para dentro das salas de aula dos colégios do Grupo Positivo. Embora a visita tenha sido feita em instituições de Educação Infantil, as reflexões e os aprendizados cabem para todos os segmentos.

Na entrevista a seguir, você confere detalhes sobre as visitas.

Quais foram os pontos altos da imersão?
A viagem proporcionou experiências pedagógicas enriquecedoras, permitindo uma imersão no funcionamento educacional e nas práticas pedagógicas do país. Durante essa jornada, tivemos a oportunidade de visitar diferentes secretarias de educação e escolas, além de participar de formações com autores italianos renomados na área da educação e explorar espaços culturais inspiradores.

De que forma a educação continuada é importante nesse processo?
Desde o início da viagem, ficou evidente como a formação continuada de professores desempenha um papel crucial no desenvolvimento de práticas pedagógicas que colocam as crianças e os adolescentes no centro do processo educativo. Na Itália, pudemos presenciar o compromisso desses profissionais em aprimorar constantemente suas habilidades e conhecimentos, buscando oferecer uma educação de qualidade.

Quais foram os principais aprendizados?
A ampliação cultural se revelou essencial para enriquecer o repertório docente. Durante as visitas a espaços culturais, como museus e galerias de arte, tivemos a oportunidade de explorar diversas formas de expressão, entendendo como a arte, a música, a literatura, a arquitetura, a culinária e outras linguagens podem ser riquíssimas maneiras de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

De que forma a relação entre família e escola se mostrou importante no processo de ensino?
Outro aspecto marcante dessa viagem foi a importância da confiança e da parceria entre famílias e escolas. Nas instituições visitadas, pudemos constatar como a colaboração de pais, responsáveis e educadores eleva a qualidade da experiência educativa proporcionada aos alunos. Essa sinergia fortalece o ambiente escolar e contribui para a formação integral dos estudantes, sendo a família uma aliada na construção do conhecimento.

De que forma a leitura se mostrou importante nesse processo?
A leitura também se mostrou fundamental nessa jornada. Pudemos compreender como a Itália valoriza e estimula a prática da leitura desde a infância. Durante toda a viagem, ficou claro que é necessário comunicar sobre a educação que fazemos e acreditamos. Ser professor é uma profissão que exige processos contínuos de pesquisa, escuta, ação, colaboração… essa profissão tem uma ciência própria, mesmo conectada com tantas outras. São atividades que devem ser valorizadas e reconhecidas como essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

De que forma a documentação pedagógica se mostrou importante nesse processo?
Além dos aspectos mencionados, uma estratégia didática que chamou nossa atenção foi a documentação pedagógica. Pudemos vivenciar como essa prática auxilia no registro e na reflexão sobre as experiências de aprendizagem dos estudantes. Por meio da documentação pedagógica, é possível acompanhar o progresso individual e coletivo, analisar o impacto das intervenções e planejar novas abordagens educacionais. Essa estratégia contribui para uma educação mais participativa, reflexiva e envolvente, prática na qual há anos nos debruçamos e que intencionamos implantar gradativamente. Atualmente, essa temática tem sido incluída na formação de todos os professores dos Anos Iniciais. Ao vivenciar a cultura italiana, também tivemos a oportunidade de refletir sobre nossa própria cultura, entendendo como podemos valorizar ainda mais a nossa história e identidade, que é tão múltipla. Reconhecemos que cada cultura tem suas particularidades e riquezas, e é importante trazer essa diversidade para o cotidiano escolar, promovendo o respeito e a valorização da identidade cultural de todos.

Por fim, de que forma a viagem renovou o olhar de vocês sobre a educação?
Aprendemos que é preciso buscar constantemente aprimoramento e inspiração, explorar diferentes culturas e práticas pedagógicas, fortalecer a parceria com as famílias, compreender a importância da leitura e das múltiplas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, e adotar estratégias como a documentação pedagógica. Acreditamos firmemente que, ao compartilhar essas experiências, estamos contribuindo para o fortalecimento da educação e para a valorização da profissão de professor.