Alunos visitam Museu de Ciências e Tecnologia, em Porto Alegre

De 7 a 10 de setembro, estudantes do Ensino Médio do Colégio Positivo – Joinville e do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis, realizaram uma viagem pedagógica para conhecer o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, em Porto Alegre. Na ocasião, os 80 alunos participantes, conduzidos por professores de ambas as instituições, tiveram a oportunidade de aprofundar aprendizados iniciados em sala de aula, em uma experiência com formato de pesquisa de campo.

Desde a fecundação de um óvulo até a chegada do homem à Lua, eles observaram o funcionamento de diversos fenômenos que dizem respeito à evolução humana e ao conhecimento científico. “Questões do mundo, relacionadas a física, química, matemática, robótica e educação física, entre outras áreas, foram apresentadas aos estudantes”, relata o gestor de segmento do Ensino Médio do Colégio Positivo Joinville, professor José Paulo Perón.

Além de conhecer o museu, o grupo de alunos aproveitou para visitar outras cidades. “Um dos aspectos dessa viagem que eu destaco foi a integração das unidades do Positivo. Alunos de unidades diferentes interagindo e se divertindo em Gramado e Canela, durante os passeios nos parques, foi um ponto forte, que tornou essa experiência mais prazerosa para todo mundo”, conta o professor.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS

Criado em 1967, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, por meio de seus acervos e exposições, gera, preserva e difunde conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura. Suas coleções científicas incluem acervo de fósseis, espécimes representantes da biodiversidade e peças provenientes de escavações arqueológicas, que são objeto de pesquisa de mestrandos e doutorandos de várias partes do mundo.