Ciência em evidência

Temas científicos e sociais foram debatidos no dia 24 de setembro em todas as unidades do Colégio Positivo durante a Science Fair e a School Fair, eventos que acontecem de forma simultânea e envolvem, respectivamente, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. As exposições apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula nos quais foram aplicados conhecimentos variados a partir de metodologia científica.

A Science Fair, que acontece desde 2015, oportunizou aos estudantes neste ano apresentar um projeto (Project Based Learning – PBL) desenvolvido coletivamente durante os meses que antecederam a feita. Cada turma expôs um tema nas áreas de ciências, física e engenharia, o qual foi escolhido por meio de uma votação realizada entre as crianças.

Já na School Fair cada turma escolheu um tema a partir de qualquer componente curricular, contemplando uma diversidade de tópicos: fenômenos sociais; eventos climáticos ou naturais; esporte e lazer; cultura e arte; gastronomia; jardinagem; e variações linguísticas, entre outros. A primeira edição da School Fair foi realizada no ano passado, ampliando as áreas de conhecimento que poderiam ser exploradas pelos alunos em suas pesquisas.

Questões de interesse comum
Tanto na Science Fair quanto na School Fair, os pequenos cientistas tiveram a liberdade de falar sobre assuntos de que realmente gostam, pesquisados em profundidade de maneira participativa. “As feiras permitiram que os estudantes expusessem seu conhecimento de maneira natural e espontânea”, afirma Taisa Stinglin, teacher advisor da Educação Infantil e assessora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no Ensino Bilíngue do Colégio Positivo.

Segundo ela, o desenvolvimento dos projetos para esses eventos estimula as crianças a observar e investigar a realidade que as cerca, elaborando hipóteses, resolvendo problemas do dia a dia e se colocando como sujeitos atuantes nesse cenário. “O engajamento durante essa experiência de observação e investigação científica pode ser o primeiro passo de um jovem cientista do Ensino Básico”, completa.

As feiras contaram com a presença dos familiares e responsáveis, que, junto das crianças, puderam se apropriar dessa variedade de conhecimentos. Para os alunos a ocasião foi proveitosa também no sentido de trabalhar a oralidade e a segurança na apresentação de um conteúdo. “Foi um dia memorável, com a exposição de lindos trabalhos, que demonstram o empenho e a dedicação dos estudantes e professores, e a participação das famílias, que enriqueceram o momento”, celebra Taisa.