Encontro TEIA reúne profissionais da educação

Com o objetivo de ampliar as conexões, repertórios e vivências dentro do universo da educação, aconteceu o segundo encontro do Projeto TEIA (Transformar, Educar, Inspirar e Aprender), voltado aos profissionais de educação dos colégios do Grupo Positivo (professores, coordenadores, orientadores educacionais, tutores, psicólogos e diretores). Os dois encontros ocorreram de forma virtual, por meio do Zoom, em uma manhã de sábado, das 8h15 às 12h30.

De acordo com Gabriela Rockenbach, assessora de Comunicação e de Formação Continuada do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), o evento oportuniza relatos e trocas de experiências sobre as ações desenvolvidas pelos profissionais da educação, possibilitando, também, o compartilhamento de atividades produzidas. “A partir de exposição de uma galeria virtual de e-pôsteres e uma coletânea de podcasts, explicitando as práticas pedagógicas ofertadas durante o semestre letivo, estreitamos laços e promovemos um concurso de fotografias que reflete a conexão entre saberes e as transformações na educação”, explica.

Durante o encontro acontece, também, um momento especial, no qual profissionais da educação homenageiam outros profissionais por conectarem saberes e emoções em suas práticas. “Para finalizar a espinha dorsal do evento, a manhã é finalizada com oficinas, tanto em inglês quanto em português, as quais são mediadas por profissionais experientes, que compartilham temas de grande valor para a vida pessoal e profissional dos integrantes de nossa comunidade escolar”, diz a assessora.

Gabriela complementa falando que os pontos altos do encontro são as trocas, independentemente do momento em que elas acontecem; seja na hora das apresentações orais, nas oficinas, ou nas homenagens. “Poder compartilhar, mostrar o dia a dia da escola, perceber-se dentro desse cenário que é a educação e interpretar cenas do cotidiano de formas diferentes… Isso é muito importante e extremamente rico. Afinal, quando profissionais da educação se encontram, trocam, conversam e compartilham, a TEIA começa a se formar, crescer e se consolidar e jamais volta ao seu formato original; sempre se transforma em algo novo, único, mais completo e pronto para criar conexões novamente”, finaliza.