Formação Humana

Formação de cidadãos íntegros e de uma sociedade pautada no diálogo, na solidariedade e na justiça.

Além de proporcionar o conhecimento acadêmico aos alunos, essencial para a sua formação, a escola tem o compromisso de formar cidadãos para o mundo, capazes de se preocupar consigo e com os outros, e que ajam em prol de uma sociedade mais justa e solidária. Por isso, os colégios do Grupo Positivo têm o compromisso com a formação humana de seus estudantes.

Pensando nisso, desde 2012, o Colégio Positivo faz parte do PEA-Unesco (Programa das Escolas Associadas da Unesco), comprometendo-se a atuar em busca de quatro objetivos principais:

Autoconhecimento, autoestima, autonomia e autocuidado

Levando em consideração a associação a esse programa da Unesco e as competências gerais descritas na Base Nacional Comum Curricular, o Colégio Vila Olímpia promove práticas educativas que visam ao autoconhecimento, ao desenvolvimento da autoestima e da autonomia, ao autocuidado e à ação consciente e responsável do indivíduo em relação à sociedade e ao meio ambiente. Olhar para si mesmo e compreender-se é exercício necessário e constante ao longo da vida.

Empatia e compreensão

Assim, o Colégio Vila Olímpia ensina a ouvir, a ter empatia, a buscar compreender o outro, sua história, seus valores, suas características socioculturais, enfim, suas razões de pensar e agir. É urgente a construção de uma sociedade que se paute no diálogo, na solidariedade e na justiça.

Cooperar, ser acolhedor, valorizar a diversidade, respeitar os direitos humanos e combater toda e qualquer forma de violência e preconceito são características importantes que o Colégio Vila Olímpia busca desenvolver em seus estudantes. A formação de cidadãos plenos, críticos, conscientes de seu papel ativo e transformador na sociedade depende da capacidade de olhar além de si mesmos e do seu entorno imediato. Esses indivíduos serão mais atentos ao impacto de suas atitudes no meio ambiente, menos vulneráveis aos apelos da sociedade de consumo e zelarão por princípios éticos nas diversas práticas humanas.

Mercado de trabalho

O mundo corporativo, além de buscar profissionais que aliem competência técnica e responsabilidade, tem valorizado mais e mais características tidas como socioemocionais: flexibilidade, resiliência, capacidade de trabalhar em grupo, empatia e proatividade. Nesse sentido, o ambiente escolar precisa preparar os jovens para o mundo do trabalho, levando-os a gerenciar de forma efetiva esses diversos aspectos que deles serão exigidos profissionalmente. Assim, respeitando uma visão educativa que considere a formação integral do indivíduo, o Colégio Vila Olímpia contemplará também o desenvolvimento de comportamentos empreendedores.

Isso está ligado a “empreender a própria vida”, organizar-se, gerir o próprio tempo, planejar o futuro e estabelecer objetivos a alcançar.