Proposta pedagógica

O que a gente faz juntos transforma o mundo!

Com o compromisso de formar cidadãos éticos, conscientes, solidários e preparados para o futuro, o Colégio Vila Olímpia trabalha com tecnologias e métodos inovadores, além de um ensino dinâmico com formação integral, no qual o aluno é o centro do processo de aprendizagem.

Para despertar o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário, o Colégio Vila Olímpia trabalha desenvolvendo as competências socioemocionais, incentivando a aplicação das teorias na prática (mão na massa), a pesquisa científica e o empreendedorismo, e estimulando a curiosidade para aprender e a criatividade em prol da resolução de problemas, sempre levando em consideração o conhecimento prévio dos alunos e respeitando o tempo de aprendizagem de cada um.

Além disso, o Colégio Vila Olímpia acredita na importância de uma educação para a vida (lifelong learning), que aposta na qualificação continuada do indivíduo, na formação de valores e no incentivo ao esporte e à cultura.

Desde 2012, o Colégio Positivo faz parte do PEA-Unesco (Programa das Escolas Associadas da Unesco), em que se compromete a atuar em busca de quatro objetivos principais:

aprendizagem intercultural (conhecimento efetivo sobre outras culturas), a adoção de atitudes para uma vida sustentável (que respeitem o meio ambiente), a promoção de uma cultura de paz (tratada de forma realista e focada em temas atuais) e o esclarecimento acerca do próprio funcionamento e importância das Nações Unidas. Além do Colégio Positivo, escolas de 130 países fazem parte da iniciativa.