Climate Action Project

Colégios do Grupo Positivo recebem o prêmio “Climate Action Project School of Excellence”

No dia 05 de novembro, os colégios do Grupo Positivo receberam o prêmio “Climate Action Project School of Excellence”, pela participação e trabalho realizado no Climate Action Project, um projeto pedagógico lançado pela Take Action Global, uma organização educacional sem fins lucrativos com sede nos EUA.

Apenas 250 escolas em todo o mundo foram reconhecidas por seu intenso trabalho na educação climática em uma abordagem que envolve a escola inteira. O reconhecimento foi concedido pelo Cartoon Network Climate Champions e Climate Action Project.

Durante seis semanas, os alunos do Ensino Bilíngue juntamente a alunos de 143 países participaram do Climate Action Project, promovendo reflexões, pesquisas e debates acerca do aquecimento global e das mudanças climáticas, além de propor soluções. No Colégio Positivo – Joinville, por meio de cartas, os alunos reportaram suas preocupações ao prefeito da cidade, levantando as questões que consideraram mais pertinentes para o município. Na sequência, os professores responsáveis pelo projeto foram convidados a um encontro no qual o prefeito respondeu a cada uma das perguntas.

Além disso, em algumas unidades como o Jardim Ambiental, os alunos plantaram árvores nas comunidades ao redor da escola, tornando-se responsáveis pela manutenção e preservação dos espécimes.

“O projeto traz uma experiência única, não só do ponto de vista do aprendizado, mas, também, do enriquecimento cultural dos alunos que participam. Nessa troca sobre experiências climáticas com os alunos estrangeiros, eles adquirem consciência multicultural, aprendem a se colocar no lugar dos outros, a ver o problema por outras perspectivas, sem contar o desenvolvimento do Inglês”, comenta a professora Ana Paula Teixeira, coordenadora do Ensino Bilíngue do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) e facilitadora do Climate Action Project nas escolas da rede.

O Climate Action Project é realizado há cinco anos no mundo todo com apoio de cientistas, figuras públicas renomadas e entidades como Greenpeace, ONU, WWF e National Geographic, e os colégios do Grupo Positivo participaram do programa pelo segundo ano consecutivo.